O jornal PÚBLICO foi condenado pelo Supremo Tribunal de Justiça a pagar uma indemnização de 75 mil euros ao Sporting Clube de Portugal por ter noticiado, em 2001, que o clube tinha uma dívida ao Estado de 460 mil contos desde 1996. Apesar de o Supremo ter admitido que a notícia é verdadeira, condenou o jornal com o argumento de que o clube foi lesado no seu bom-nome e reputação.
Vamos lá a ver se entendo. Os Juízes, supremos patronos da verdade, vêm dizer que a verdade NÃO é importante! Melhor, vem também dizer que publicar algo que denigre o bom-nome de alguém, apesar de verdadeiro, é condenável.
Mas então, sendo este acórdão publicado em Diário da Republica, os próprios juízes estão a incorrer no mesmo crime que acusam os jornalistas pois, apesar da sentença ser verdadeira, está a sujar o bom-nome do Sporting ao ser publicada.
Melhor ainda. A Administração Fiscal publica, na Internet, a lista de todos os devedores ao fisco! A partir de agora, têm toda a legitimidade para processar o Estado!